Logo

 

Psicoterapias » Brainspotting

 

O Brainspotting foi desenvolvido por David Grand, Ph.D., e funciona como um recurso neurobiológico, alcançando experiências e sintomas que normalmente estão fora do alcance da mente consciente. O Brainspotting trabalha com o cérebro profundo e com o corpo através do acesso directo ao Sistema Nervoso Autónomo e Límbico, do Sistema Nervoso Central. Como tal, o Brainspotting é um método de tratamento que tem resultados psicológicos, emocionais e físicos.

 

O Brainspotting é útil em diferentes intervenções psicoterapêuticas (traumas, ansiedade, fobias, etc), coaching (gestores, directores, atletas, actores)  bloqueios de desempenho, bloqueios criativos e optimização de resultados.

 

Como surgiu o Brainspotting?

O Brainspotting surgiu como uma nova abordagem terapêutica de reprocessamento psico-fisiológico, tendo sido criada e desenvolvida desde  2003 por David Grand, nos EUA. Existem actualmente cerca de 2.000 terapeutas de Brainspotting em todo o mundo e menos de 50 em Portugal. A Associação Portuguesa de Brainspotting (APB) foi recentemente constituida (Fevereiro de 2010) , sendo a 1ª Associação de Brainspotting do mundo.

 

O que é o Brainspotting? Como funciona?

O Brainspotting é um método de tratamento focalizado que funciona identificando, processando e libertando fontes neuropsicológicas de dor física e emocional (traumas, dissociações e outros sintomas). O Brainspotting funciona como um recurso neurobiológico, alcançando experiências e sintomas que normalmente estão fora do alcance da mente consciente. O Brainspotting trabalha com o cérebro profundo e com o corpo através do acesso directo ao Sistema Nervoso Autónomo e Límbico, do Sistema Nervoso Central. Como tal, o Brainspotting é um método de tratamento que tem resultados psicológicos, emocionais e físicos.

O Brainspotting processa até à profundidade do centro reflexo que se encontra no cérebro profundo, fora do alcance da nossa mente consciente. Está tão fora da nossa experiência consciente como a respiração, a circulação ou a digestão. O Brainspotting “desarma” o trauma, o sintoma, a perturbação somática e as crenças disfuncionais ao nível do centro reflexo. O Brainspotting é um recurso valioso que oferece a possibilidade de aceder, diagnosticar e tratar uma variedade de perturbações somáticas e/ou de base psico-emocional

 

Como se pode desenvolver o trauma? Quais as queixas associadas?

Qualquer acontecimento da vida que cause perturbação física ou emocional onde a pessoa tem uma forte sensação de estar sobrecarregado além das suas forças, sentindo-se impotente ou “presa”, pode-se transformar numa experiência traumática. Existe um crescente reconhecimento de que as experiências dolorosas, físicas ou emocionais, a dor aguda e crónica, a doença física grave, intervenções médico-cirúrgicas delicadas, a agitação social, desastres ambientais, assim como   acontecimentos problemáticos de vida (divórcio, luto, desemprego, etc) contribuem para o desenvolvimento do reservatório substancial de experiências traumáticas. Esse trauma é contido no corpo. Em muitos casos, o indivíduo traumatizado não tem a oportunidade nem o apoio necessário para processar adequadamente e integrar esses acontecimentos traumáticos de vida. A experiência traumática então passa a formar parte desse “reservatório de trauma” do indivíduo.
Todos os profissionais de saúde encontram frequentemente situações em que os sintomas físicos não podem ser separados do correlato emocional ou psicológico. As experiências traumáticas de vida, sejam físicas ou emocionais, são factores significativos e frequentes que contribuem para o desenvolvimento e/ou  manutenção da maioria dos sintomas e queixas médicas.

 

Indicações para utilização do Brainspotting:

Ansiedade, fobias, pânico
Angústia, tristeza, depressão
Trauma físico e emocional
Doenças físicas relacionadas com stress e trauma
Desmotivação e baixa auto-estima
Problemas de desempenho sexual
Problemas de relacionamento
Fibromialgia e outras condições de dor crónica
Preparação e recuperação de intervenções cirúrgicas
Traumas de guerra e catástrofe natural
Emoções desadaptativas: raiva, fúria, etc
Optimização do desempenho profissional, académico, desportivo, etc

 

Vantagens:

-Rapidez e eficiência: geralmente os benefícios e a mudança começam a ser observados logo na  1ª sessão
-Actua tanto ao nível da perturbação como na instalação de recursos positivos
-Não é necessário o paciente falar sobre o seu problema, se assim o entender