Logo

Psicoterapias » Hipnose Clínica

 

A Hipnose Clínica é um procedimento no qual o terapeuta pode sugerir ao paciente mudanças de sensações, percepções, pensamentos ou comportamentos. No geral, as pessoas respondem a este procedimento de maneiras diferentes. Algumas descrevem a sua experiência como um estado alterado de consciência, outras descrevem a hipnose como um estado de atenção focalizada no qual se sentem calmas e relaxadas. Algumas pessoas podem ser consideradas mais susceptíveis às sugestões hipnóticas do que outras. A capacidade de experienciar sugestões hipnóticas pode ser inibida por medos e preocupações derivados de mal-entendidos sobre a hipnose. Contrariamente à imagem publicada da hipnose, muitas vezes transmitida por livros, filmes e televisão, o processo hipnótico não priva o indivíduo do controlo do seu comportamento. As pessoas permanecem conscientes sobre quem são, onde estão e na maioria das vezes, conseguem recordar-se de toda a sessão.
 

A hipnose clínica é, sobretudo, um procedimento que pode ser usado para facilitar e catalisar a terapia. Uma vez que não é um tratamento em si, o treino em hipnose não é suficiente para conduzir uma terapia. A hipnose clínica deve ser, por isso, usada somente por profissionais de saúde devidamente treinados, com formação de base em medicina ou psicologia. A hipnose clínica pode ser usada no tratamento da dor, depressão, ansiedade, stress, bem como no tratamento de outros problemas psicológicos e médicos. No entanto, não é uma panaceia, válida para todas as situações e para todas as pessoas. A decisão de usar a hipnose como um procedimento facilitador do tratamento só pode ser tomada com o aconselhamento de um profissional qualificado que tenha sido treinado no uso e limites da hipnose clínica.

 

Questões Frequentes

 

Qualquer pessoa pode ser hipnotizada?
Através de estudos recentes, concluiu-se que o ser humano entra num estado psicologicamente idêntico ao da hipnose aproximadamente a cada noventa minutos. Isto pode acontecer quando dá por si a “ sonhar acordado “,  ler um livro, ver um filme ou mesmo antes de adormecer. No entanto, algumas pessoas são mais susceptíveis à hipnoterapia do que outras.

 

O que se sente quando se é hipnotizado?
A maioria dos pacientes diz sentir uma maravilhosa sensação de relaxamento físico e mental.

 

Existe perda de controlo por parte do paciente durante o estado hipnótico?
Não. Ninguém o pode hipnotizar contra a sua vontade, assim como não pode ser forçado a fazer ou dizer algo que não queira. Tem a liberdade de rejeitar quaisquer sugestões a qualquer momento, durante a sessão.

 

Existe a possibilidade de ficar preso no estado de transe?
Não. Todos nós entramos e saímos em estado de transe várias vezes por dia. O máximo que poderia acontecer, seria adormecer e acordar sentindo-se extremamente relaxado.

 

Lembrar-me-ei de tudo o que se passou depois?
Sim. A maior parte das pessoas fica surpreendida pelo facto de se lembrar do que aconteceu durante a sessão. Lembre-se que o transe hipnótico é somente um estado de consciência alterado, durante o qual está sempre consciente relativamente a tudo o que se passa e que é dito.

 

A hipnoterapia é perigosa?
Quando praticada por um profissional devidamente qualificado, a hipnoterapia é uma "ferramenta"  segura, livre de quaisquer efeitos nefastos ou desagradáveis.

 

A hipnoterapia substitui a medicina convencional?
Definitivamente não. A hipnoterapia não substitui a medicina convencional em nenhuma circunstância. Se tem algum problema de saúde, é imperativo que consulte o seu médico, informando o seu terapeuta sobre alguma medicação que lhe possa ter sido prescrita, assim como sobre alguma doença que possa ter sido diagnosticada.