Psicoterapias
EMDRO EMDR “Eye Movement Desensitization and Reprocessing” é uma inovadora abordagem psicoterapêutica, desenvolvida na Califórnia pela Doutora Francine Shapiro. Esta terapia breve e focal utiliza o método de dessensibilização e reprocessamento de memórias por meio de estimulação bilateral dos hemisférios cerebrais e é muito eficaz no tratamento de perturbações psicológicas, emocionais e psicossomáticas. Pela sua eficácia, rapidez e durabilidade dos resultados, actualmente o EMDR é um dos modelos psicoterapêuticos mais pesquisados nos EUA, reconhecido e recomendado pela American Psychiatric Association (APA) e pela International Society for Traumatic Studies (ISTSS).
BrainspottingO Brainspotting foi desenvolvido por David Grand, Ph.D., e funciona como um recurso neurobiológico, alcançando experiências e sintomas que normalmente estão fora do alcance da mente consciente. O Brainspotting trabalha com o cérebro profundo e com o corpo através do acesso directo ao Sistema Nervoso Autónomo e Límbico, do Sistema Nervoso Central. Como tal, o Brainspotting é um método de tratamento que tem resultados psicológicos, emocionais e físicos.
Hipnose ClínicaA Hipnose Clínica é um procedimento no qual o terapeuta pode sugerir ao paciente mudanças de sensações, percepções, pensamentos ou comportamentos. No geral, as pessoas respondem a este procedimento de maneiras diferentes. Algumas descrevem a sua experiência como um estado alterado de consciência, outras descrevem a hipnose como um estado de atenção focalizada no qual se sentem calmas e relaxadas. Algumas pessoas podem ser consideradas mais susceptíveis às sugestões hipnóticas do que outras.
Cognitivo ComportamentalA terapia Cognitivo-Comportamental surgiu da junção de duas 2 correntes que se difundiram nos Estados Unidos entre as décadas 1950 e 1960: a corrente cognitiva, criada por Aaron Beck, e a corrente comportamental, criada por Frederic Skinner.
EFTpsicologia Energética (PE) é um termo criado apenas recentemente pelo psicólogo Fred Gallo (2000). O termo PE é usado relativamente a um número limitado de práticas terapêuticas. |